terça-feira, 17 de agosto de 2010

SINCERIDADE

De repente você sente um pancada ou como chamamos aqui no Ceará, uma lapada na cara. A princípio você não entende nada. A única coisa que você sente é o efeito doloroso do tapa, pancada no rosto. Aos poucos percebe que (é ótimo escrever e ouvir Agnaldo Timóteo, mas não é isso que você deve perceber) foi muito bom o que aconteceu! Bom? Como assim? Simples. Vivemos em um mundo afogado em mentiras e falsidade. Cheio de lama da injustiça e areia movediça do egocentrismo. E a sinceridade, mesmo que muitas vezes nos pareça dolorosa, por que o mundo faz parecer assim, é um dos meios de não ter uma vida questionável ou uma vida sinuosa, dando-nos a credulidade perante todos. O interessante nisso tudo é que algo parecido, não que agisse com falsidade, mas que optava ficar calado e não expressar os meus sentimentos para não magoar, acontecia comigo. Percebi que se continuasse assim, deixaria a minha autenticidade ser destruída. Com a ajuda de meu grande amigo, Samuel Lopes, voltei a enxergar o real valor. Isso foi vital para continuar dando sustentação no meu casamento, pois minha esposa passou a entender melhor meus sentimentos. Falar o que realmente sentimos, é uma forma de compartilhar a verdade com os outros. Um ditado que nunca esqueci e que vejo a cada dia ser fortalecido é que: “A verdade sempre aparece e não existe mentira que fique oculta.” Como costuma falar meu irmão Miquéias: “O erro do esperto é achar que todo mundo é burro.” É uma questão de lógica. Se a verdade sempre aparece,então se minto, a verdade vai me desmascarar. Mas o mais importante é usar o amor como o meio, a via, para se dizer sempre a verdade. Fale a verdade por que o amor lhe motivou a agir assim. Não posso deixar de comentar que ganhamos uns “trocadinhos” com Deus por sempre falar a verdade. A Bíblia nos aconselha a sermos fiés, no mínimo e no máximo. Não existe uma pequena mentira. Mentira, grande ou pequena, nunca deixará de ser mentira.

Um comentário: