segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

GENEROSIDADE

Na verdade, o que me levou a escrever essas palavras, foi um episódio que aconteceu comigo. Estava em uma cidade, na rodoviária, esperando o ônibus para voltar para casa. Nesse instante, sou importunado por um pedinte. Não costumo julgar as pessoas pela aparência, mas segundo relatos de pessoas que moram na cidade, a maioria deles, são usuários de crack. Sabendo disso, neguei o pedido que ele fez. Afirmando-lhe que meus gastos são todos conferidos pela empresa quando presto contas ao retornar de viagem. Falando-lhe isso, além de não estar mentindo, foi uma forma de tentar fazê-lo ir embora. Quando vou sentando, uma pedinte pediu para completar a passagem dela. Continuei a dizer que eu tenho que prestar contas com a empresa. Poucos segundos depois, o primeiro que me pediu veio de novo e pediu de novo. Novamente disse que não podia. Depois disso veio outra mulher, de aspecto nada higiênico me pedir também. Tive que explicar tudo de o que falei para os outros. O ônibus estava demorando, resolvi comer algo. Quando pedi um salgado mais um refrigerante, o primeiro cara me pediu de novo e eu novamente disse não. Não conformado, pediu refrigerante. Pensei que seria uma forma de ele parar de pedir. Pedi então um copo e coloquei refrigerante para ele. Saiu de perto, finalmente. Isso me lembrou um episódio que aconteceu no centro de Fortaleza. Tinha ido almoçar com a Deive e passando pela calçada, viu uma criança deficiente, fiquei com o coração apertado e dei um valor para ele. A Deive disse que eu não fizesse isso por que os outros que ficavam aproveitando-se dele. Na volta do almoço, as palavras da Deive foram confirmadas pelo que vi. Outros comendo à vontade enquanto ele ficava olhando. Depois do que aconteceu aprendi uma dura lição, mas que é realidade. Hoje não podemos mais usar de “generosidade”, pois existem muitas pessoas que usam de má fé para nos fazer de otários. Existem muitas outras formas de mostrar generosidade. Bom, o universo é infinito quando falamos de generosidade. Já pensou em ajudar aquela pessoa limitada, seja pela idade avançada ou por força de uma doença? Compartilhar um pouco mesmo, com quem você conhece e que realmente precisa? Doar aquele brinquedo, roupa ou mesmo comprar um chocolate para aquela criança que tem verdadeira necessidade, afinal de contas, fomos um dia criança e tivemos as mesmas vontades. Escreveria inúmeras formas. Mas há um ponto em questão que gostaria de salientar. Cristo disse que quando fizéssemos nossas dádivas, não deixássemos que a nossa esquerda soubesse o que a direita estivesse fazendo. Ou seja, faça isso em secreto, pois valerá muito mais apena. A sensação de realização é profunda, pois emanou da alma e não do desejo de adquirir glória para si mesmo. Pessoas que são verdadeiramente generosas são muito mais felizes que as outras. Porque não começar agora? Compartilhe!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oi Samuel.......
    quero diantemão agradecer seus comentários feitos no meu blog, isso prova sua atenção para comigo e tbm q se interessa pelo q escrevo, saiba q a recíproca é verdadeira, tbm tenho lido seus posts e aprendido com eles. estive ocupada esses ultimos dias em função da volta as aulas das crianças, mas aguarde q retomaremos nossos "bate-papos" de costume. vc tbm tem um espaço bem especial no que diz respeito a nossa amizade. um gde abraço e fica c/Deus!

    ResponderExcluir