quinta-feira, 28 de outubro de 2010

LEITURA

Na verdade era para ter escrito e postado sobre esse assunto há muito tempo. Estava com as idéias e palavras em minha mente desde a viagem de retorno da cidade de Aracati. Fazem mais ou menos dois meses, ou mais, que voltei de lá. No ônibus de volta para Fortaleza, estava assistindo o filme Valkíria, aquele com Tom Cruise (por sinal muito bom) e entraram no ônibus uma família de franceses. O casal e seus filhos, um casal de filhos (sei que enrolei muito). A mãe sentou na cadeira à frente, o filho dela do meu lado e o pai com a filha em duas cadeiras à minha esquerda sendo uma fila atrás. Muito bem. A mãe deles sentou ao lado de outra francesa. Pense no enganchado elas duas conversando. Era biquinho para cá. Biquinho para lá. Estava me dando nos nervos porque tinha a outra francesa, que não eram a mãe dos meninos, falava parecia um papagaio francês na areia quente. Nisso, o garoto tira de dentro de sua mochila um livro (apesar de ser em francês, deu para ver que era Harry Potter e as relíquias da morte. para variar esqueci um detalhe: os filhos tinham aproximadamente 8 e 9 anos). Começou a ler. Terminei de assistir o filme e ele ainda estava lendo. Depois que ele cansou de ler Harry Potter e as relíquias da morte, retirou da mochila outro livro onde as figuras eram de uns cachorros que vivam como se fosse uma comunidade. Obvio que não deu para tentar saber o nome do livro. Mas o que me chamou a atenção foi que a cultura daquele garoto (tinha que ser europeu) era voltada para leitura e conhecimento. Pelo modo como ele lia, deu para sentir a paixão dele pela leitura. Confesso que anos atrás, eu detestava leitura! ODIAVA mesmo. Mas passei a ler o livro da Agatha Christie, “M ou N”. Quem me emprestou foi uma professora minha de inglês. A leitura me prendeu e não quis mais parar até terminar. Por várias vezes minha mãe teve que tirar o livro de cima de mim depois que adormecia. Passei a ler outros (depois listo eles) e até “bula de remédio” eu lia. Quase que me viciei em leitura. Mas não há nada melhor que viajar no Expresso do Oriente (Assassinato no Expresso do Oriente), conhecer algumas coisas da ditadura militar (Agosto), conhecer novos planetas (O Pequeno Príncipe), entender o raciocínio lógico (A banheira de Arquimedes). Alimente sua alma com a leitura. Sempre “vejo” o jovem francês e seu livro. Enfim, o universo é pequeno quando você começa a ler. Como diz Maurois: “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde!” Lembre sempre: NUNCA ESTÁ SÓ QUEM TEM UM BOM LIVRO!

2 comentários:

  1. amei...amoo ler..amo leitura! Gosto da frase que diz que "SÓ TEM PODER QUEM TEM CONHECIMENTO"..estou lendo agora o livro do Ph.D. John Gray, "HOMENS SÃO DE MARTE MULHERES SÃO DE VENUS..e aparentemente eh um tema bem bobo, mas esse psquiatra e terapeuta ...nos ensina a como reconhecer nossas diferenças e ainda assim sermos necessarios um ao outro....ler nunca eh demais...parabens..amei a postagem!!

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita!! A leitura é minha cachaça!! Minha vida, meu hobby, meu trabalho!! Foi lendo que descobri muita coisa e quero mais!! LINDO TEXTO!!

    ResponderExcluir