segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

HERÓIS

Certa vez li uma suposta crônica de um excelente escritor brasileiro onde ele ironiza um apresentador de televisão por chamar pessoas de um reality show de “heróis”. Quando falamos de heróis, imaginamos alguém com super poderes, usando uma máscara para ocultar a identidade, tudo isso em favor do bem. Para salvar as pessoas ou animais. Tudo bem que existem daqueles que nem o Hancock (Will Smith) que é meio atrapalhado, mas com boa intenção. Ou até mesmo o Chapolim Colorado (acredito que não contava com a minha astúcia) que apesar de muito atrapalhado, tem um bom coração. Mas o que anônimas pessoas que estão em um programa para protagonizar uma Sodoma e Gomorra ou mesmo uma Torre de Babel, deixando a programação ainda mais chula e bem além do fundo do poço, possuem para serem chamadas de “heróis”? Em minha opinião, herói é aquele que faz coisas grandiosas seja para pessoas em comum ou que consegue vencer medos e temores próprios vencendo verdadeiros desafios dignos de heroísmo. Lembrei daquela mulher que estava ilhada no meio da correnteza, durante as chuvas que aterrorizavam o Rio de Janeiro, pois tinha ido salvar seus cachorros. Um ato de bravura ou heroísmo como esse é que me chama a atenção (cheguei a comentar sobre esse episódio em outra postagem). Não homens e mulheres vendendo seus corpos para a televisão. Falando coisas de que nada se aproveitam. Tenho uma vizinha que já por 11 anos luta contra o câncer. Por causa da quimioterapia, já a vi sem seus cabelos. Com tumores visíveis. Pedindo qualquer droga que pudesse aliviar sua dor. Mas que em nenhum momento da vida pensou em desistir. Vez por outra o marido dela me diz que ela se submeteu a mais uma cirurgia. Com voz muito frágil, ela ainda tem a preocupação de saber como estão às coisas na minha casa. Você ouvir relatos de pessoas que lutam pela vida é totalmente diferente de ver essa luta, mesmo que com certa distância. Perdão senhor apresentador de reality show, quem realmente são os heróis? Pessoas que comercializam seus corpos para o entretenimento ou anônimos que lutam arduamente pela vida? Antes de terminar minhas palavras, gostaria de expressar que não sou contra o entretenimento. Sou contra esses tipos de abusos com os verdadeiros heróis.

3 comentários:

  1. concordo plenamente com vc, em numero, genero e grau.....tbm li a crônica e fui de acordo com as sábias palavras daquele homem. mas infelizmente os valores do mundo q vivemos estão completamente invertidos, o SER é bem menos importante do q o TER. lembro q certa vez postei no meu blog algo referente a esse assunto, se quiser ler tá ai o link http://ruthsunamita.blogspot.com/2009/11/reality-show.html

    ResponderExcluir
  2. Eh uma pena que hj os verdadeiros HÉROIS estejam e sejam sempre esquecidos ou passam desapercebidos..atos de bravura e heroimos verdadeiros são esquecidos logo que observados...pena mesmo...
    Parabéns AMIGO HEROI..que sempre nos tem ajudado tanto, quer solocitado ou não!!
    a VC a minha eterna REVERENCIA!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse mundo não sabe mais o que ser um herói. "O maior sonho dos heróis é ser grande em todos os lugares e pequeno com o seu pai."
    ( Victor Hugo )

    ResponderExcluir